Menu fechado

Metodologia 70:20:10 E A Readaptação Dentro De Novos Métodos De Estudo

O universo da aprendizagem vem evoluindo constantemente ano a ano, geração a geração. Essa evolução tem como base dentro do cerne dos segmentos, todos os processos individuais da assimilação com modelos a serem absorvidos dentro da jornada do conhecimento. 

Dentro desse processo evolutivo, o futuro descreve a aprendizagem tendo como base o lifelong learning, que tem em sua concepção tem como premissa a inserção de atualização de metodologias. Principalmente, as que levam em consideração características sócio-emocionais de cada indivíduo e que tenham como pilares e competências que se desenvolvam dentro da vida pessoal e profissional. 

Na justificativa, o lifelong learning consolida métodos que envolvam protagonismo do aluno, desenvolvimento de novas posturas, engajamento, novas propostas de valores, foco na aprendizagem e geração de ideias e conhecimento, só para citar alguns dos pilares. 

            Atualmente, algumas dessas tendências já acontecem, principalmente, com o advento da internet através das ações virtuais, que incentivam a autonomia dos alunos na aprendizagem, discutidas em temas como a “Universidade do Futuro”. 

 

Metodologia 70:20:10 

As tendências viram realidade a partir da readaptação de métodos já existentes como o 70:20:10, que é pautado em três vertentes conforme a própria nomenclatura já diz. 

Com essa metodologia, 70% do aprendizado de um funcionário parte de sua vivência diária como profissional, incluindo seus desafios, experiências, rotina e suas responsabilidades. 

Seu desenvolvimento é sequenciado através de tudo o que ele realiza cotidianamente na corporação, desde a solução de problemas até realização de novas atividades no cotidiano da organização. 

Na numeração seguinte, é considerado que 20% do aprendizado nasce da interatividade com outras pessoas no ambiente e dos feedbacks que acontecem após a entrega de atividades e projetos. 

Segundo a metodologia, Isso permite que os profissionais sirvam como modelos e de inspiração, assim os colaboradores se espelham em quem admiram para construir a sua postura no dia a dia. 

A observação de como o próximo executa suas tarefas e a capacidade de consultar outras pessoas para tirar dúvidas são outros exemplos de como esse tipo de aprendizagem remete a metodologia.

Neste aspecto, é aconselhado que a empresa trabalhe com uma comunicação inclusiva e eficaz que dê liberdade para que isso seja feito. 

O número 10 remete aos cursos e treinamentos, que não ficam de fora desse método. Segundo a metodologia, os cursos são essenciais para completar o ciclo do aprendizado, pois também é importante que o colaborador melhore seu currículo e cresça em contato com materiais técnicos. 

 

Como funciona a metodologia na prática 

Segundo os adeptos da metodologia, é fundamental que ela esteja alinhada com as práticas de desenvolvimento de pessoas no ambiente de trabalho. Com isso, é preciso considerar quais são os objetivos e metas a serem atingidos, bem como as estratégias mais adequadas para um bom resultado. 

Para aplicação do método, é essencial que a empresa respeite alguns critérios, como ela deve contar com momentos especiais para que conversas sejam estimuladas e promovidas. 

Desta maneira, as discussões podem ser ampliadas e sustentadas de maneira efetiva, sem que sejam apenas comentários corriqueiros. 

É fundamental que processos de feedbacks formais e frequentes sejam adotados, tanto individualmente quanto em grupo. Também é preciso abandonar a rigidez: ainda que a capacitação usual deva acontecer, é essencial se lembrar que este conceito é pautado em experiências. 

Ou seja, não adianta se prender a muitas regras e normas que estabeleçam padrões de atividades. 

 

A readaptação e a evolução das metodologias de aprendizagem 

Junto com o tempo, é natural que as metodologias evoluam e novas tendências nasçam daquilo que já existe, mesmo que seja utilizado amplamente. 

O método 70:20:10 é uma realidade aplicada durante muito tempo, no entanto, nos conceitos agregados na era da Educação 5.0, ele necessita de um upgrade no que diz respeito a novos designs, cenários e metodologias de aprendizagem. 

Essa adaptação se faz necessária, pois o conhecimento e seu consumo já sofreu mudanças relevantes, principalmente quando falamos sobre aprendizagem individual. Ou seja, metodologias que se aplicam sem levar em consideração o processo de cada indivíduo. 

No entanto, é necessária uma transição entre os processos colaborativos e personalizados e é justamente dentro desta proposta que gostaria de apresentar 3 metodologias que nascem de acordo com as características da Educação 5.0. 

A Metodologia DIEXE consiste na realização prática do conhecimento em seu ambiente diário. A transferência do aprendizado durante a fase da instância operacionaliza o conhecimento aprendido de forma construtiva, articulando de forma completa e viabilizando toda a eficácia da sua função ou atividade a ser exercida.

            Já a Metodologia D3C3 se baseia no processo do Design Science Research ou o PBL (problem based learning), que tem como fundamento o aprendizado baseado em projetos, relacionando a construção do conhecimento à investigação e proposta de soluções para situações reais. 

A terceira e última metodologia criada por mim é a VALUEX, que se caracteriza quando o valor da aprendizagem se dá quando o aprendiz eleva à máxima potência o conhecimento a ponto de compartilhar o conhecimento apreendido. 

            Ao longo dos próximos textos, eu vou detalhar as fases de cada uma das 3 metodologias, cada uma com suas peculiaridades e objetivos dentro da evolução da aprendizagem individual – tão necessária para o aprofundamento dos valores intrínsecos que devem ser vivenciados na total experiência como pessoa e colaborador de organizações. 

            O futuro da educação já começou e se faz necessária mudanças que quebrem paradigmas dentro do aprendizado e que evoluam de acordo com novas bases e novos conceitos implementados no lifelong learning. 

            Isso não quer dizer que antigos métodos devem ser descartados, no entanto, é preciso ter clareza para abrirmos o leque da individualidade e que ela seja aliada na hora da aprendizagem. 

            Acredito que o mundo evolua de acordo com o crescimento e as novas formas de absorção de conteúdo que já existem e precisam ser organizados. A tecnologia e as novas vivências vem tomando forma à medida que tudo muda. 

 

Até o próximo artigo, em que explicarei as peculiaridades de cada método.