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3 METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM QUE DESENVOLVEM A ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA INDIVIDUALIZADA

            À medida em que tudo evolui, principalmente no universo da aprendizagem, sobretudo pela constância do desenvolvimento nos processos individuais e coletivos, é natural que metodologias também evoluam.

            Tendo como base o desenvolvimento através do lifelong learning, que consolida métodos que envolvam diretamente o protagonismo do aluno, diversas metodologias nascem periodicamente, com o intuito de considerar características sócio-emocionais de cada indivíduo. Principalmente aquelas que tenham como pilares competências que se desenvolvem dentro da sua vida pessoal e profissional.

            Essa autonomia individual dentro da aprendizagem, que inclui ferramentas tecnológicas e uso da internet pelas ações virtuais, incentivam a individualidade e estão sendo amplamente discutidas em temas como a “Universidade do Futuro”.

            Deste modo, ao longo dos anos e da experiência adquirida dentro dos processos de aprendizagem no ambiente corporativo, desenvolvi estudos que semearam a criação de três metodologias que se definem dentro da concepção do lifelong learning que apresento agora.

            A Metodologia DIEXE consiste na realização prática do conhecimento em seu ambiente diário. A transferência do aprendizado durante a fase da instância operacionaliza o conhecimento aprendido de forma construtiva, articulando de forma completa e viabilizando toda a eficácia da sua função ou atividade a ser exercida.

            Já a Metodologia D3C3 se baseia no processo do Design Science Research ou o PBL (problem based learning), que tem como fundamento o aprendizado baseado em projetos, relacionando a construção do conhecimento à investigação e proposta de soluções para situações reais.

            A terceira e última metodologia criada por mim é a VALUEX, que se caracteriza quando o valor da aprendizagem se dá quando o aprendiz eleva à máxima potência o conhecimento a ponto de compartilhar o conhecimento apreendido.

            A partir de agora, vou aprofundar um pouco mais sobre cada uma delas. Por isso, continue acompanhando o artigo.

Metodologias que refletem o conhecimento na aplicação de situações reais de vivência

            As três metodologias que apresento a seguir, se baseiam em quatro tópicos que considero fundamentais para o desenvolvimento das práticas para o ensino da Educação 5.0 e Design Science Research.

            Design Science Research tem como fundamento o aprendizado baseado em projetos, relacionando a construção do conhecimento à investigação e proposta de soluções para situações reais, ou seja, tudo aquilo que é refletido na vivência individual.

            Os quatro tópicos envolvem PROBLEMÁTICA, SOLUÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E PROTOTIPAGEM.

 

Metodologia DIEXE

            A primeira metodologia, batizada por DIEXE, é convencionada pela sigla de quatro elementos direcionados em caminhos que levam à evolução do aprender. A primeira delas, a letra “D” representa a palavra “DESCOBRIR” – que é o momento da exposição ao conhecimento.

            Ou seja, quando aprendemos algo novo nos familiarizamos com os aspectos essenciais de uma área ou atividade. Nesta fase inicial da descoberta, o conhecimento tácito está em ferramentas básicas os skills iniciais para o desenvolvimento da função. Desta maneira, quando iniciamos uma atividade, apenas usamos ferramentas primárias e afirmamos ter noções da função ou de qualquer outra atividade que haja um processo gradual de aprendizagem.

            A segunda letra “I” remete ao conceito de “INSTALAR”. Essa é a fase de transferência do aprendizado para sua realidade.

            Nesta fase, aplica-se a realização da prática do conhecimento em seu ambiente diário. A transferência do aprendizado durante a fase da instalação operacionaliza o conhecimento aprendido de forma construtiva, articulando de forma completa e viabilizando toda a eficácia da sua função ou atividade a ser exercida.

            Já a fase “EXPERENCIAR”, representada pela sigla “EX”, trata da consolidação da nova habilidade. Ou seja, o processo de aprendizagem caminha em direção ao nível de consolidação, chegando à especialização definitiva, ou seja, fase em que o indivíduo já possui todas as habilidades ou conhecimentos especiais que o fazem dominar determinado saber ou fazer humano dentro da sua função ou atividade diária.

            Por fim, a letra “E”, remete à continuidade do processo de aprendizado. Nesta fase que finaliza a metodologia, entra o conceito lifelong learning, que visa continuar o aprendizado para toda a vida. Nesta fase, é estabelecida a consistência e coerência de todo o aprendizado, bem como o estado de ininterrupção, de perenidade e de melhoria contínua do saber.

 

Metodologia D3C3

            A segunda metodologia desenvolvida por mim, também tem como base o processo Design Science Research ou PBL (Problem Based Learning), baseado em projetos que se relacionam à construção do conhecimento para resolução de problemas reais.

            A D3C3 tem como premissa o desenvolvimento de seis tópicos, três que começam com a letra “D” e outros três com a letra “C”.

            Os tópicos são provenientes de seis ações que considero fundamentais para a construção de um aprendizado contínuo para a vivência das situações.

            A primeira ação é a “DESTACAR”, que remete ao destaque para as competências básicas ou de noções, consideradas importantes para o início da função. A ação de “DESENVOLVER” diz respeito aos conhecimentos, habilidades e atitudes que os indivíduos precisarão desenvolver para a função. Na ação “DEFINIR” é onde as competências que precisarão estabelecer e definir para a evolução da sua função.

            Nas ações representadas pela letra “C”, a primeira remete ao “COMPREENDER”, ou seja, nessa fase é necessário que haja compreensão das competências que a pessoa vai precisar implementar no dia a dia de sua função. Na ação de “CONSTRUIR”, é preciso promover uma análise das competências para evoluir ou complementar sua função ou mudança de função. Para finalizar, a ação de “CONTINUAR”, remete às competências que levará para o processo contínuo de aprendizado para seu desenvolvimento ao longo de toda sua jornada.

 

Metodologia Valuex

            Também se relaciona a termos iniciais, desta vez de cinco ações que remetem ao valor da aprendizagem quando o aprendiz eleva à máxima potência seu conhecimento a ponto de compartilhar aquilo que foi absorvido, ou seja, a metodologia prepara para a dissipação de conteúdos e vivências.

            Compreendida pela sigla “V” de “VIVENCIAR”, o primeiro conceito que caracteriza a ação é o de sentir ou experimentar com intensidade algum acontecimento ou situação. Já a letra “A” compreende a ação de “APLICAR”, de colocar algo em uma coisa em contato direto com ele, ou seja, usar, fornecer, implementar e gerir o conhecimento, a fim de obter um bom desempenho. “LAPIDAR”, representada pela sigla “L”, tem como significado polir ou esculpir todo e qualquer conhecimento que se encontra em estado bruto, ou seja, aperfeiçoar aquilo que ainda é rudimentar. A letra “U” tem o sentido de “UNIFICAR”, que nada mais é do que reunir outras partes de conhecimento. Agregar de uma única forma de morada a obter um melhor desenvolvimento ou resultado, como se o objetivo fosse unificar procedimentos para a formatação de um livro. Por fim, a sigla “EX”, tem como objetivo ser referência e figura representativa de tal conhecimento e prática, sendo figura exponencial no processo.

            Essas metodologias vão de encontro com a crença de que o mundo evolua de acordo com o crescimento e as novas formas de absorção de conteúdo que já existem e precisam ser organizados, ou seja, a tecnologia e as novas vivências tomando forma à medida que tudo muda.