Sobre

A Dótos é uma empresa que oferece ampla experiência em consultoria e treinamento, direcionada à empresas que desejam alavancar sua gestão operacional e organizacional, em conjunto com seus colaboradores, sempre visando resultados práticos para evolução crescente e escalável dentro dos ambientes corporativos. O grande diferencial da metodologia Dótos consiste em unir a visão de mundo e a experiência dos seus profissionais, inserindo conteúdos e processos que envolvem todo os setores em busca de soluções ágeis que visem resultados reais.

Como é aplicado o Método Dótos?

D

Diagnosticar – É a primeira fase da metodologia, na qual é essencial a realização de um processo de pesquisas, mapeamentos e diagnósticos da empresa e dos colaboradores.

As pesquisas realizadas na fase do diagnóstico são aplicadas com o uso de diversas ferramentas que facilitam a compreensão de quais necessidades de desenvolvimento e alinhar os objetivos e metas de aprendizagem, conteúdo, forma e metodologias ligadas à missão, visão e valores aos propósitos do treinamento, reforçando a cultura organizacional da empresa.

Ó

Organizar – É a fase de estruturar todo o planejamento do treinamento para que ele aconteça de forma fluida, coerente e eficaz. Aqui, organizam-se os conteúdos, metodologias, formatos de entrega, cronograma, logística, orçamento e recursos necessários. Trata-se de conectar todas as partes envolvidas para que o projeto ganhe corpo e sentido.

Nesta etapa, também se define como o conteúdo será apresentado de maneira atrativa e acessível, levando em consideração os diferentes perfis dos participantes e os objetivos de aprendizagem. Palestras, cursos online, grupos de estudo ou aulas presenciais: a escolha do formato precisa considerar o impacto e o engajamento. É também o momento de organizar os critérios e ferramentas que serão usados para avaliar o sucesso do treinamento, garantindo que as ações planejadas estejam alinhadas com os resultados esperados.

T

Transferir – Fase do treinamento na prática com ação de transmissão e transferência de conteúdo, com práticas de dinâmicas, atividades desenvolvidas para o conteúdo proposto e vivências.

Essa é a fase da ação propriamente dita, em que se faz necessário que o participante vivencie o treinamento com exemplos reais do que foi abordado levando-o a considerar o que precisa de mudanças e transformações.

O

Observar – Fase de utilização dos mecanismos de controle e avaliação pensados na fase anterior. A avaliação é necessária para otimizar o processo de treinamento e desenvolvimento com apresentação de resultados.

Nesta fase, a avaliação visa corrigir problemas detectados para aumentar a efetividade das estratégias e, com isso, garantir o que funciona ou o que demanda melhorias na efetividade das estratégias, para melhoria contínua do aprendizado.

S

Sustentar – Fase final da metodologia, ou seja, a sustentação que garante o reforço do conhecimento e pós-treinamento de forma contínua, permitindo uma imersão dos participantes em todo o contexto.

Nesta fase, é onde surge a imersão nos temas necessários, que podem surgir em forma de artigos, fóruns de discussão, livros, filmes e qualquer outro conteúdo e interações que permitem que sejam aplicados os processos do aprender a conhecer, conviver, fazer com que isso tudo seja aplicado em todos os momentos da vida.

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