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TENDÊNCIAS EM NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO

As novas metodologias de ensino vão diretamente ao encontro das necessidades do mercado corporativo e de profissionais atuantes na atual era do conhecimento.

Essas novas metodologias surgem através de contexto de valorização da autonomia, autogestão, praticidade, utilidade e, principalmente, protagonismo do aluno no processo de aprendizagem.

Para atender às demandas e se destacar em um ambiente marcado por rápidas mudanças, estudantes buscam alternativas a abordagens antigas e passivas, que pouco ajudam na construção de novos saberes, pois a dinâmica do ensino e do aprendizado mudou.

A solução passa por investir em formatos inovadores para garantir maior qualidade no aproveitamento dos assuntos aprendidos, a fim de que se tornem aplicáveis no dia a dia.

Neste artigo, vou falar um pouco sobre algumas metodologias de ensino que servem de inspiração para o futuro e para o reforço do processo de formação do conhecimento.

Por que novas metodologias são necessárias?

A palavra aprendizado sempre foi o principal termo no universo da educação, no entanto, com o atual cenário da pandemia de Covid-19 ela ganhou outros significados.

A capacidade de aprendizado e adaptação passou a fazer parte de forma intensa do dia a dia de todas as pessoas, nos mais diversos ramos de atuação. No cenário da educação precisavam ser ainda mais potencializadas.

Dentre as principais tendências de educação daqui em diante, o que mais se destaca é o legado de aprendizado sobre tudo que é novo. Por ser um setor tradicional, a educação muitas vezes tende a demorar para se adaptar a novidades, atualizações e tecnologias. No ano passado, no entanto, não deixou tempo hábil para isso e fez com que essas inovações fossem aceleradamente implementadas.

Com isso, acabou sendo ano de muita transformação para a educação em todo o globo, deixando marcas históricas que prosseguirão – algumas ainda por muito tempo, outras enquanto durar o contágio pelo vírus e um último grupo que logo se extinguirá para dar origem a algo novo.

Entre os pilares das novas metodologias, tenho falado muito sobre alguns módulos que deverão ser levados em consideração daqui em diante, que incluem as competências para a vida pessoal e profissional, protagonismo do aluno, desenvolvimento de novas posturas, colaboração e construção mútua, engajamento, nova proposta de valor, visão empreendedora e transdisciplinar do conhecimento, geração de ideias e conhecimento e o foco na aprendizagem.

Neste artigo, falei sobre a constantemente usada Metodologia 70/20/10.

Segundo os adeptos da metodologia, é fundamental que ela esteja alinhada com as práticas de desenvolvimento de pessoas no ambiente de trabalho. Com isso, é preciso considerar quais são os objetivos e metas a serem atingidos, bem como as estratégias mais adequadas para um bom resultado.

Para aplicação do método, é essencial que a empresa respeite alguns critérios, como ela deve contar com momentos especiais para que conversas sejam estimuladas e promovidas.

Desta maneira, as discussões podem ser ampliadas e sustentadas de maneira efetiva, sem que sejam apenas comentários corriqueiros.

É fundamental que processos de feedbacks formais e frequentes sejam adotados, tanto individualmente quanto em grupo. Também é preciso abandonar a rigidez: ainda que a capacitação usual deva acontecer, é essencial se lembrar que este conceito é pautado em experiências.

Ou seja, não adianta se prender a muitas regras e normas que estabeleçam padrões de atividades.

Ensino híbrido e conceito digital

Apesar de parecer coisa de outro mundo, o conceito digital na educação diz respeito à fusão dos mundos físico e digital nos diferentes âmbitos da vida, que inclusive está sendo nomeado como phygital.

No mundo da educação, a principal ferramenta utilizada para traduzir esta expressão em realidade é o que conhecemos como ensino híbrido.

Atualmente, está cada vez mais difícil separar esses dois mundos em qualquer setor. Em relações comerciais, por exemplo, algumas compras começam com buscas no digital e se consolidam em lojas físicas, ou ao contrário, começam com a exploração em vitrines e terminam em uma compra online.

Na educação este processo essa fusão ainda é mais intensa, haja visto a ligação dos estudantes com smartphones, tablets e computadores, com os quais convivem durante horas por dia todos os dias.

Para que isso não seja visto como um problema, e sim como uma oportunidade de caminho alternativo, o modelo de ensino híbrido vem se consolidando como uma das principais tendências de educação daqui para frente.

Ao longo da pandemia, as instituições de ensino de todo o mundo foram fechadas como medida preventiva da propagação do vírus, no entanto, as aulas não ficaram congeladas.

Em algumas situações, foram paralisadas por muito tempo, em outras, foi dado continuidade ao planejamento, porém, de forma totalmente online.

Daqui para frente, uma das tendências de educação é que este formato seja adaptado e mantido, pois agregou muito em agilidade e inserção de tecnologia na rotina dos estudantes.

No entanto, o modelo de ensino híbrido que mescla aulas presenciais com atividades online, ou seja, o mundo físico com o digital, é um dos mais cotados para ser dominante nos próximos anos e acima de tudo, necessário, pois vai tratar da inclusão no mundo digital, sem deixar de lado a importância do contato presencial.

3 metodologias que fazem parte dos novos conceitos

Tendo como base o desenvolvimento através do lifelong learning, que consolida métodos que envolvam diretamente o protagonismo do aluno, diversas metodologias nascem periodicamente, com o intuito de considerar características sócio-emocionais de cada indivíduo. Principalmente aquelas que tenham como pilares competências que se desenvolvem dentro da sua vida pessoal e profissional.

Essa autonomia individual dentro da aprendizagem, que inclui ferramentas tecnológicas e uso da internet pelas ações virtuais, incentivam a individualidade e estão sendo amplamente discutidas em temas como a “Universidade do Futuro”.

Deste modo, ao longo dos anos e da experiência adquirida dentro dos processos de aprendizagem no ambiente corporativo, desenvolvi estudos que semearam a criação de três metodologias que se definem dentro da concepção do lifelong learning que apresento agora.

A Metodologia DIEXE consiste na realização prática do conhecimento em seu ambiente diário. A transferência do aprendizado durante a fase da instância operacionaliza o conhecimento aprendido de forma construtiva, articulando de forma completa e viabilizando toda a eficácia da sua função ou atividade a ser exercida.

Já a Metodologia D3C3 se baseia no processo do Design Science Research ou o PBL (problem based learning), que tem como fundamento o aprendizado baseado em projetos, relacionando a construção do conhecimento à investigação e proposta de soluções para situações reais.

A terceira e última metodologia criada por mim é a VALUEX, que se caracteriza quando o valor da aprendizagem se dá quando o aprendiz eleva à máxima potência o conhecimento a ponto de compartilhar o conhecimento apreendido.

Aprofundei sobre essas 3 metodologias neste artigo e convido a todos para lerem e refletirem.